Ano novo, vida nova: alimentação como foco para uma vida mais mais saudável 

Ano novo, vida nova: alimentação como foco para uma vida mais mais saudável 

Um ano novo chegou! É nesse momento que sentimos aquela energia de renovação, onde até o nosso corpo vibra de uma forma diferente. 

E nada como aproveitar essa energia para focar em hábitos mais saudáveis para o coração pulsar feliz!

Compartilhamos aqui algumas dicas para você que também quer começar a se alimentar de maneira mais saudável para manter o corpo nutrido e mais disposto neste novo ciclo. Temos certeza que elas vão te ajudar muito nesse caminho.

Vamos juntos? Nos acompanhe nessa leitura. 🤗

Dê o primeiro passo: comece planejando suas compras e refeições

Sempre vai ao mercado, mas não faz uma lista antes? Essa falta de planejamento faz toda diferença ao longo da semana.

Por isso, quando for ao mercado, compre os alimentos que serão consumidos durante a semana. Pense no almoço, na janta e nos lanches entre as refeições. Dessa forma, você vai conseguir se organizar melhor. 

O ideal é escolher de dois a três vegetais por período, como os folhosos (alface, couve, espinafre), um colorido (como a beterraba, a cenoura, a abóbora e o tomate) e um que possa ser refogado (como a abobrinha, a berinjela e o chuchu). Assim, você pode criar variações e não enjoar.

Ah, e não esqueça também de incluir dois ou três tipos de frutas para consumir, ok? 

Você pode comer in natura, mas super dá para fazer de outras formas também. É um bom momento para apostar em sucos e sorbet, smoothies e também misturar com iogurte.

Aproveite para soltar a criatividade!

Xô, cansaço e mau humor!

Quando a alimentação contém diariamente alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura, o organismo fica sobrecarregado. Isso afeta o fígado, os rins e desregula a produção de hormônios. 

Como resultado, é comum sentir mais cansaço e fome constante, o que pode afetar até mesmo o humor, além de ser a receita certa para o aumento de peso.

Para um corpo bem nutrido, uma dieta repleta de nutrientes

Pode até parecer batido, afinal, todo mundo já ouviu falar sobre ter uma dieta balanceada, mas é sempre importante lembrar do bem que ela faz não só para a saúde, mas também para o bem-estar. Afinal, os alimentos saudáveis são o combustível de que o corpo precisa para funcionar bem.

Um corpo bem nutrido, com todos os nutrientes necessários, combinados com a prática regular de ingestão de água, exercícios físicos e horas de sono adequadas, reduzem os níveis de estresse e ansiedade, que influenciam diretamente no seu bem-estar. 

Água é vida: ande sempre com a sua garrafinha, seja em casa ou fora dela

Você provavelmente já deve saber, mas vale relembrar: a água equivale a 60% do peso corporal. 

Então, se você não tem o hábito de beber muita água ou até mesmo esquece, é hora de rever esse hábito. Falando nisso, tem vários aplicativos para ajudar a lembrar de beber água a cada 30 minutos ou mais. Fica a dica!

Ah, e se você se exercita, o consumo deve ser ainda mais atento, viu? 

Conforme treinamos ou competimos, perdemos água por meio do suor ou durante a respiração. Se essa água não for reposta em intervalos regulares, pode levar à desidratação, o que pode prejudicar a circulação sanguínea, a oxigenação dos músculos e atrapalhar o desempenho.

Evite ficar tanto tempo sem comer

Nem mesmo a rotina agitada e a agenda cheia devem ser motivos para você pular as refeições, certo? Pular refeições é uma prática muito ruim para o organismo, pois desacelera o metabolismo e descontrola o apetite.

Entre as refeições principais, faça pequenos lanches, com frutas e snacks saudáveis, mantendo uma distância de 3 horas entre uma refeição e outra. Combinado? 🤗

Não tem muito tempo? Priorize lanches rápidos e práticos

Para quem vive todos os dias na correria ou não tem tempo para ficar horas na cozinha, os lanchinhos rápidos são uma mão na roda.

Pode ser um lanche com guacamole, uma banana toast com doce de leite e canela, uma batida de fruta ou até mesmo um pão tostado com ovo. Além de serem super nutritivos, vão dar aquela energia que você precisa para seguir bem o dia.

Vem espiar essas e mais receitas rapidinhas de fazer aqui. 😉

Falando em praticidade na cozinha, anote aí esses truques para ganhar tempo no preparo das refeições

Em primeiro lugar, organize os ingredientes

Deixe todas as verduras lavadas, descasque e pique todos os legumes e separe as quantidades necessárias de cada ingrediente.

Cozinhe o dobro

Faça o dobro de tudo que preparar na cozinha e congele porções do que não for consumido no dia.

Tempere os alimentos antes

Tempere sua carne, frango, peixe e outros alimentos que podem ser antecipados um dia antes. Além de facilitar no preparo da refeição, os alimentos ficam ainda mais saborosos.

Busque por produtos que facilitem o preparo dos alimentos

Ter uma cafeteira programável para acordar com aquele cheiro de café quentinho e feito na hora, uma torradeira para ter pão tostado na hora, um liquidificador bom ou um mixer para bater tudo direitinho podem te ajudar muito no dia a dia. 

Nossas dicas te ajudaram? Se você gostou desse conteúdo, aproveite porque no nosso blog tem mais receitinhas.

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Até o próximo! 🧡

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